SEMANA ESPECIAL DICAS DE BLOGUEIRAS

Blogging Concept. Multicolor on White Brickwall.

Olá Divas, eu espero que esteja tudo bem com vocês!!! Hoje o post vai ser sobre como ter um plano editorial para o seu blog e qual a inportância disso para ele.

Com o plano editorial, você vai conseguir se organizar para ter post constatemente evitando quaisquer bloqueios de inspiração. Se você se programar com antecendência, o seu trabalho de blogueira vai ficar muito mais fácil.

Nessa semana, eu já te dei 20 dicas de como ter ideias para escrever os post, então agora você vai aprender a como organizar essas ideias para que o seu blog tenha conteúdo diariamente.

VEJA A PARTE 1 de como ter ideias para o blog 

VEJA A PARTE 2 de como ter ideias para o blog 

Existem várias formas de criar planos editoriais, e você pode fazer tanto no papel ou no digital. Vamos ver 3 passos fáceis para começar a pensar no plano editorial do seu blog:

blogging_taravivendo4
  1. Quais são as categorias do seu blog? O primeiro passo é saber quais são as categorias do seu blog, quantas vocês tem e com qual frequência vai querer falar sobre cada uma. Isso facilita tanto para você como para os seus leitores que já sabem que tipo de post esperar em tal dia da semana.

  2. Qual é a frequência que você vai escrever? O segundo passo é saber com que frequência você vai escrever e publicar.

  3. Quais sãos os posts do mês? Aí entra a parte de pensar nos posts e a produção.

Além dessas 3 perguntas, no seu plano editorial você poderá colocar muitas informações, tais como: quando você escreveu o artigo, se tem imagens, quais são os links, se teve comentários, quantos compartilhamentos.

Essas informações são importante para entender como o seu trabalho está evoluindo e tornar o seu blog ainda mais profissional.

O conteúdo editorial do seu blog é que vai garantir o seu destaque, então toda dedicação é pouca.

A minha ferramenta favorita para isso é folha sulfite e caneta colorida. Com essas duas ferramentas eu planejo como vai ser o mês do Tara Vivendo, além disso eu programo os posts através do Calendar Plugin, o que é ótimo.

Você também pode pensar no seu plano editorial através de assuntos que você tem que falar, como datas comemorativas e eventos importantes. Isso tudo de acordo com o conteúdo do seu blog.

Outra dica é comprar os blog planner, existem vários modelos na internet. Esse tipo de planejamento é muito comum com as blogueiras gringas. E também te ajuda a focar no que precisa ser produzido.

Bem Divas, eu espero que vocês tenham gostado desse post! Deixem comentários sobre o que vocês acharam dele!!! Vou ficar esperando!!!! Além disso, compartilhem esse post para que outras Divas possam ver!!!

 Um beijo grande para todas as DIVAS desse Brasil,

Tara <3

ps. Se inscreva e receba os posts na sua caixa de e-mail, você não vai perder a chance de descobrir a DIVA que mora dentro de você.