freelance_taravivendo

Olá Divas, eu espero que esteja tudo bem com vocês!!! Essa semana aqui no blog vai ter uma sessão descarrego já que essa semana é meu aniversário  (13 de setembro – 27 anos). Nesses posts, eu vou tentar ser o mais “visseral” o possível já que eu quero eliminar todos os meus demônios para começar uma nova fase em minha vida.

Eu não sei se vocês já sabem, mas eu escrevo freelancer e foi isso que eu fiz em 2015 para poder ter um dinheirinho na conta, já que eu não conseguia nenhum emprego fixo. É algo que eu gosto de fazer e algo que eu sinto que sou boa fazendo. Comecei essa “carreira” em 2012 quando me mudei para Toronto.

Eu já consegui algumas boas oportunidades como escritora freelancer, mas as perdi ( Faz Fácil e Dicas de Mulher são as duas que eu mais sofro sobre ter perdido). Perdi porque primeiro era inexperiente, segundo porque alguns projetos acabaram, terceiro porque as deadlines são apertadas e você tem que ser altamente produtiva e organizada , quarto porque tem um milhão de pessoas que podem escrever tão bem quanto você , quinto porque a economia do Brasil vai mal faz algum tempo e não tem tanta oportunidades para escritores freelance, sexto porque o mercado de escritores freelance no Brasil é muito diferente do cenário internacional, principalmente americano. No qual essa atividade é muito, mas muito mais, consolidada.

A verdade é que você pode ter um sonho, mas não depende de você somente para realizá-los. Eu preciso de 50% de esforço meu, 30% de oportunidades e 20% de sorte. Eu me arrependo todos os dias pelas oportunidades que eu perdi, pois sei que elas não voltam mais. Fico pensando, se eu tivesse me dedicado um pouquinho mais, me esforçado mais, trabalhado uma hora mais, hoje talvez a minha situação seria diferente. (Esse é exatamente o  pensamento que eu preciso parar de ter até o meu aniversário, já que isso é passado e não traz nada de bom para mim.)

Eu sei que eu deveria ter feito mais, pois hoje eu sei que nada cai do céu. Para você ter uma boa carreira como escritora freelancer no Brasil, você precisa escrever bem, trabalhar muito e cumprir com as deadlines. E para conseguir as oportunidades tem que mandar emails, mais emails e emails. Além de fazer alguns testes se alguém ler o seu email. Aí você entra no “mercado”.  O que não é algo fácil.

Eu não seu o porquê de a gente achar que as coisas na vida, principalmente na área profissional, vem fácil. Não, elas não vem e nunca virão. As pessoas tem o que elas tem porque elas se esforçam muito e trabalham realmente com muito esforço. Nada cai do céu, muito menos se você quiser fazer uma carreira de escritora freelancer. Eu não sabia disso, pois ninguém nunca me falou como as coisas eram difíceis e a gente realmente sai da escolas sem saber essas realidade, esperando que as oportunidades caem na sua mão.  Quem me dera alguém tivesse me avisado sobre isso quando eu tinha 18 anos.

A verdade é que para ter uma carreira como escritora freelancer, você tem que escrever todos os dias, seja pela manhã ou a noite depois do seu trabalho, nos finais de semana. Muitas vezes, você terá que escrever praticamente de graça, se não de graça mesmo. ESCREVER, ESCREVER,ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER. Primeiramente, sem se preocupar tanto com o dinheiro, pois um dia ele vem, mas primeiro para construir um nome.

E isso só o tempo te ensina. Boa sorte a todas as Divas que estão tentando ter uma carreira como escritora freelance!  Eu não vou desistir, e vou escrever mais história nesse capítulo em minha vida. Se Deus quiser! E ele vai querer!

Bem Divas, eu espero que vocês tenham gostado desse post! Deixem comentários sobre o que vocês acharam dele!!! Vou ficar esperando!!!! Além disso, compartilhem esse post para que outras Divas possam ver!!!

Um beijo grande para todas as DIVAS desse Brasil,

Tara <3

ps. Se inscreva e receba os posts na sua caixa de e-mail, você não vai perder a chance de descobrir a DIVA que mora dentro de você.