freelance_taravivendo

Olá Divas, eu espero que esteja tudo bem com vocês!!! Hoje eu vim falar sobre um pequeno guia que eu fiz para começar uma carreira de freelance. Isso é uma coisa que atrai muitas pessoas que ou querem abraçar isso 100% do seu tempo ou querem apenas 50% dessa vida.

LEIA TAMBÉM: Como trabalhar de casa Como ter um escritório em casa.

Independentemente de qual é o seu caso, trabalhar como freelance não é fácil e exige alguns cuidados. Para isso eu fiz esse pequeno guia:

Pequeno Guia de Carreia Freelance

Para começar: 5 perguntinhas

Antes de optar por essa vida de freelance, você tem que entender o porquê de querer fazer isso!!! Por isso eu separei 5 perguntinhas para você:

  1. Por que você quer ser freelance? Ou seja, qual é a verdadeira razão para você querer ser freelance?
  2. Você tem as habilidades para isso? Ou seja, você é responsável e consegue manter uma boa reputação? Você consegue se adaptar a cada cliente e a cada novo projeto? Você sabe lidar com riscos e incertezas?
  3. Isso vai impulsionar a sua carreira mais do que um trabalho fixo? Ou seja, você vai conseguir chegar aonde quer sendo freelance mais do que trabalhando em um emprego fixo?
  4. Você tem o dinheiro para se bancar? Ou seja, você consegue viver por um tempo se nenhum trabalho aparecer? Para se tornar freelance full-time é preciso ter pelo menos uma reserva de 6 meses de despesas básicas.
  5. Você é organizada? Ou seja, você consegue ser a sua própria chefe e cumprir datas sem que ninguém tenha que te mandar ou pressionar? Apesar que os clientes vão ser seus chefes!

Clientes e projetos : 3 fases  

Para que você tenha uma carreira como freelance, seja full-time ou part-time, você precisará ter conexões com pessoas e reputação no mercado. Sem esses dois elementos bases, você não vai conseguir chegar a lugar nenhum e isso é mega difícl de se conquistar. Por isso paciência.

  1. Prospectar em 5 passos

Passo 1:  Tenha o básico: um e-mail sério e para o seu trabalho, um CV e portfólio,  perfis em mídias sociais, website e afins.

Passo 2:  Crie uma lista de contatos com todas as pessoas, marcas e empresas que gostaria de trabalhar.

Passo 3: Mande no mínimo uns 5 e-mails por dia para essas pessoas, marcas e empresas.

Passo 4:  Se cadastre em todos os sites de vagas para freelance, tais como: Prolancer, Workana, 99 Freelas, Freelancer, Near Job e muitos outros. O comunica geral também é uma boa oportunidade para encontrar trabalhos, mas você terá que pagar um valor mensal.

Passo 5: Não desista até conseguir uma oportunidade. Isso pode demorar meses, por isso paciência e perseverança.

  1. Convencer em 2 passos

Para que você convença alguém te dar uma oportunidade, você vai precisar dar uma amostra grátis, por isso se esforce muito nessa primeira fase. Quanto mais dedicado, maior a sua chance de fechar o trabalho.

Passo 1:  Responder todos os e-mails de negociação com excelente português e profissionalmente. Além de dar rápidas respostas.

Passo 2: Deixar as expectativas do cliente bem reais, não prometer o que não pode cumprir.

  1. Trabalhar em 2 passos

Chegou a parte mais importante de sua vida de freelancer, a hora de trabalhar! Agora é colocar a mão na massa e garantir que o trabalho seja entregue antes da deadline.

Passo 1:  Ter um horário de trabalho

Passo 2: Ter um processo de trabalho

Problemas que vão surgir

Divas, nem tudo vai ser um mar de rosas e problemas vão surgir, por isso fique esperta para:

  1. Separar trabalho de vida pessoal
  2. Viver em fases de mais trabalho e outras de menos trabalho
  3. Trabalhar praticamente de graça no começo

Como eu disse, viver de freelance não é tão fácil e vai depender exclusivamente de você e de sua capacidade de networking.

DICA IMPORTANTE: quando freelance a sua reputação fala mais alto, por isso nunca diga que vai entregar algo e acabar não entregando. Você é cortado na hora, isso aconteceu 2 vezes comigo e eu me arrependo profundamente até hoje.  Responsabilidade e comprometimento acima de tudo.

Bem Divas, eu espero que vocês tenham gostado desse post! Deixem comentários sobre o que vocês acharam dele!!! Vou ficar esperando!!!! Além disso, compartilhem esse post para que outras Divas possam ver!!!

 Um beijo grande para todas as DIVAS desse Brasil,

Tara <3

ps. Se inscreva e receba os posts na sua caixa de e-mail, você não vai perder a chance de descobrir a DIVA que mora dentro de você.